sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Meditação e Saúde, Segundo o Hinduísmo Natha

WorkShop de
Meditação e Saúde, Segundo o Hinduísmo Natha






Trata-se de um modo de meditar fundamentado na construção do espaço mítico que dá uma forte estruturação à mente e, por conseqüência, restaura um padrão mais elevado de saúde corporal. Essa prática facilita um melhor aproveitamento de tratamentos naturais aos quais o praticante esteja sendo submetido, e propicia um bem estar duradouro.

A seita dos Nathas, surgida no norte da Índia por volta do século VII, se notabilizou por sua capacidade de integração às diversas culturas que prosperaram naquela parte do mundo. Durante o domínio islâmico, ela foi a única seita hindu respeitada pelos líderes desse novo credo, o que fez dela a responsável, e certa medida, pela sobrevivência das mais antigas tradições hindus, diante da intolerância dos invasores.

A razão para ela não ter sido perseguida, mesmo durante os momentos mais duros da conquista islâmica, ainda não foi bem elucidada pelos poucos pesquisadores que se dedicaram aos nathas. É quase certo, no entanto, que sua devoção ao estudo e aos trabalhos intelectuais causaram forte impressão na realeza da Índia, tanto entre príncipes hindus quanto entre aqueles que seguiam outras culturas presentes no território. Alguns nobres chegaram mesmo a se converter à seita, abandonando uma vida de riqueza e poder pelo voto de pobreza e pela prática de yoga.

Os nathas trabalhavam rigorosamente de conformidade com a tradição védica, embora fossem membros de uma seita tântrica construída em torno da figura do deus Shiva (que não existia nos tempos védicos). Uma de suas principais preocupações era a busca da saúde perfeita e da imortalidade do corpo. Para alcançar esse fim, serviam-se de todos os recursos culturais disponíveis, entre os quais se destaca a Vastu Vidya – a ciência que serve para construir espaços e objetos.

Com base em suas crenças que estão entre as mais típicas do Hinduísmo, e partindo dos princípios doutrinários do yoga, os nathas elaboraram um método para assegurar a preservação de sua força vital, herdada dos ancestrais, e o fortalecimento da saúde, até o limite em que se poderia até mesmo alcançar a imortalidade. Esse método de meditação será o foco do nosso workshop, e seus benefícios poderão ser facilmente percebidos pelos participantes.

Data:
Dia 27 de março de 2010 das 14hs até 17hs.

Investimento:
R$ 60,00 (Vagas Limitadas – Ligue e garanta já a sua)

Professor:
CARLOS EDUARDO GONZALES BARBOSA
Mineiro de Juiz de Fora, dedica-se ao estudo das Culturas da Índia desde 1972. Cursou Sânscrito na Universidade de São Paulo. Dá aulas de língua sânscrita e de Culturas da Índia para professores de Yoga desde 1982, no Centro de Estudos de Yoga Narayana, em São Paulo e faz parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala.
Ministra cursos e palestras sobre temas relacionados à Índia, ao Hinduísmo e ao Yoga. Em 2007 coordenou a edição do número especial sobre Hinduísmo da revista "História Viva" e foi co-autor do "O Livro de Ouro do Yoga" lançado em 2007 pela Ediouro.
No momento dedica-se à difusão do Sânscrito como língua para conversação (laukika samskritam) e à tradução de textos da tradição Natha. É coordenador do Portal Yoga Forum, de INFORMAÇÕES SOBRE YOGA E CULTURA SÂNSCRITA - www.yogaforum.org

Local de Realização:
Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala
Rua Coriolano, 169/171 – Bairro Pompéia – São Paulo/SP
Tel: (11) 3862-7321
E-mail: atendimento@naradeva.com.br
Web Site: www.naradeva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário