terça-feira, 24 de novembro de 2009

AS GUNAS E SUA INFLUÊNCIA NOS SERES HUMANOS

Por: Arturo Castro O.
(Gnana Datha do SDM de Santiago-Chile)



É notório quando observamos em cada pessoa que conhecemos características que imprimem nela diferenças peculiares, as quais imprimem sua personalidade.
Encontramos assim, dentro da sociedade humana, uma gama de indivíduos que atuam de maneira distinta em seu desenvolvimento diário. Poderíamos classificá-los, para distingui-los entre si, como ativos, passivos e equilibrados.
Pois bem, antes de prosseguir com esta análise, vale a pena fazer um pequeno parêntese explicativo para fazer uma relação breve com o que descreverei mais adiante e que concerne ao nosso tema: as gunas.
A Brahma Shakti, ou Energia de Brahm, que é a força dimanante do Supremo Criador para o perfeito funcionamento do Universo, é utilizada sob três aspectos no processo evolutivo universal. Estes se definem como DEVI SHAKTI, ESHA SHAKTI e GUNAMAYI SHAKTI.
A primeira destas forças, a DEVI SHAKTI, em união com o Supremo espírito de Deus, funciona para a criação, conservação e convergência do Universo, sendo este um processo eterno, sem princípio nem fim.
Imediatamente depois, vem a ESHA SHAKTI que é aquela energia especial utilizada pelos Avataras ou Mensageiros Divinos. Com ela, estes excelsos seres obtêm seus grandes poderes, utilizando-os para o seu alto labor de guiar a humanidade na consecução da máxima aspiração, ao fazer-lhe recordar sua suprema e verdadeira procedência. É precisamente nesse momento, quando Eles descem a este mundo, tendo em vista as circunstâncias requeridas de tempo e lugar, necessários para executar sua missão especial.
Finalmente, está a denominada GUNAMAYI SHAKTI, que é a energia que nos faz atuar dentro do mundo material e que se relaciona diretamente com a nossa evolução como integrantes de uma humanidade.
Esta energia se projeta em duas direções, o que faz com que o ser humano sempre tenha duas tendências: uma espiritual e outra material, ou seja, ATMA PARA e PRAKRITI PARA.
Sempre existe uma batalha permanente entre o material e o espiritual no indivíduo; em princípio, este se deixa influenciar inconscientemente pelo aspecto material, ou Prakriti Para que é o fator trigúnico do qual provêm SATWA - RAJAS e TAMAS, chamadas também de qualidades da matéria ou qualidades prakríticas.
Satwa, Rajas e Tamas são as denominadas GUNAS e são as que influem para formar a nossa personalidade, tornando-nos diferentes dos outros indivíduos. Não existe, por esse motivo, pessoas exatamente iguais em personalidade, já que cada uma destas qualidades mencionadas produzem um efeito especial, formando uma individualidade e uma maneira de pensar distinta.
O primeiro destes aspectos da matéria é o denominado TAMAS e está relacionado com a inércia; este influi na pessoa, tornando-a negativa, inativa, preguiçosa, desordenada, totalmente inútil à sociedade; isso a leva a uma vida de maus costumes, sem personalidade, materialista, influenciada pelo medo, tristeza sem motivo aparente, desalento e consumida na obscuridade da ignorância. Também suas ações são torpes e inoportunas tanto em sua vida comum como em seus oferecimentos religiosos que são efetuados a divindades existentes somente em sua imaginação. Seus alimentos também possuem características tamásicas, i.e., envelhecidos, insípidos e decompostos, a isto deve-se acrescentar o absoluto desconhecimento da imanência de Deus em todos os seres, já que só aceitam comprovações científico-materialistas e não espirituais.
Acerca da segunda qualidade, RAJAS, esta está relacionada com a atividade em todos os seus aspectos e de por si se apresenta ligeiramente superior a TAMAS, mas, apesar de tudo induz a um tipo de ação que, ainda que em princípio esteja errada, é necessária, pois conduz a um grande aperfeiçoamento dentro da evolução do indivíduo.
Quando RAJAS predomina na pessoa, no começo a faz atuar de forma irascível e violenta; torna-se cobiçosa e ambiciosa, ou seja, totalmente apegada ao fruto da ação que está executando. Daí que sempre é vista buscando retribuição a tudo aquilo que realiza; se, por exemplo, dá esmola a algum necessitado, de alguma maneira chama a atenção, para que os que a rodeiam a ademirem e louvem sua “boa obra”; se pede alguma graça à Divindade, coloca suas condições humanas, tratando de suborná-La, atitude que, é óbvio, nunca sucederá. Também se deixa dominar pelos extremos de suas próprias paixões e vícios. Curiosamente este tipo de pessoas consomem alimentos que são de categoria Rajásica, ou seja, que têm características amargas, picantes, quentes, azedas, intoxicantes, irritantes etc.
Mas existe uma terceira qualidade que é totalmente superior às outras duas já descritas, e que é denominada SATWA ou equilíbrio. Esta determina que uma pessoa atue sempre em harmonia, possua uma atitude de paz interior, de conciliação, seja veraz, livre de intenções vingativas e egocêntricas, dedicada ao serviço do mundo com amor e desapego ao fruto de suas ações; compassiva, estudiosa, humilde mas com sabedoria; espiritual, crente na existência do Princípio de Vida em todos os seres, respeitosa com os demais, austera na palavra, pensamento e ação. Sempre ajudam solidariamente aos seus irmãos necessitados, em silêncio, sem ostentação, entregando sua sincera ajuda oportunamente.
Sua alimentação é sátwica, pura e sã, pois com isso conseguem fortalecer seu corpo, purificar sua mente e aumentar sua inteligência. Por isso consome alimentos vitalizantes, como frutas frescas, cereais, nozes, amêndoas e outros de sabor agradável em sua forma natural.
As classificações efetuadas até aqui, estão traçadas como influências extremas, porque em cada um de nós atuam as três gunas, sempre uma lutando para sobrepor-se às outras duas e dissso se depreende que de pronto nos deixamos levar por uma ira incontida; noutro momento, atuamos bem, resolvendo algum problema com discernimento e inteligência.
O ideal de tudo isso é poder chegar a impor a qualidade superior de SATWA, já que isso nos permitirá ver a vida de um ponto de vista mais justo, equilibrado, reflexivo e mais espiritual, aceitando-a tal como é em realidade. Com estes fatores assim adquiridos, nossa força de vontade aumenta, com o que obteremos melhores resultados em relação a nossas práticas de meditação e, finalmente, desenvolver-nos-á o sentido de harmonia e paz, tolerância e compreensão, estudo e conhecimento, podendo encontrar, com maior rapidez a senda que nos conduzirá à Realização Superior.
O Bem-aventurado Senhor disse:
Ó tu de grandes proezas! As qualidades Satwa, Rajas e Tamas, geradas pela prakriti, determinam a escravidão do Princípio Imortal de Vida que funciona no corpo.
Daí, ó Imaculado!, a qualidade sátwica, em virtude de sua pureza e de sua natureza benéfica e reveladora, une o Princípio de Vida, ligando ao conhecimento samsárico e à conseqüente felicidade.

Namaste, Namaste, Namaste,

Nenhum comentário:

Postar um comentário